HOME
Busca:
 
AGENDA
LOCALIZAÇÃO
INSTALAÇÕES
ASSOCIADOS
ASSOCIE-SE
BANCO DE CURRÍCULOS
EVENTOS
CONTATOS
AGENDA CULTURAL
ANUNCIE AQUI








VOLTAR

Bangu - 06/06/2014

Bangu inaugura estátua em homenagem ao pioneirismo do futebol brasileiro

Jogadores ilustres do Bangu estavam entre os convidados do evento

Por Eder Fernandes


Moradores acompanhando a inauguração do monumento com a imagem do Seu Danau (Fotos: Eder Fernandes)

Ontem, 05 de junho, foi inaugurado um monumento para lembrar a todos que Bangu é o verdadeiro berço do futebol no Brasil.  O evento aconteceu no atual estacionamento do Bangu Shopping, antiga Fábrica Bangu, onde de acordo com pesquisadores, jornalistas, historiadores e doutores afirmam que a primeira bola de futebol tenha rolado em solo brasileiro, meses antes de Charles Miller. O responsável por este acontecimento foi o escocês Thomas Donohoe, que chegou ao país em 1894 para trabalhar na Companhia Progresso Industrial do Brasil, em Bangu.

O grande responsável pelo monumento que tem uma estátua do escocês foi o banguense Clécio Régis. O artista reproduziu a imagem do Seu Danau, como era carinhosamente chamado, e fixou placas contando um pouco desta história do pioneirismo do futebol no bairro.
- Em primeiro lugar não estamos querendo provar nada, apenas estamos registrando e documentando o que a gente já sabe há muito tempo, que nós somos o pioneiro do futebol no Brasil – Fala Clécio Régis.

O artista ainda complementa dizendo que o Bangu Atlético Clube no ano de 1960 foi campeão mundial em New YorK, disputando com grandes times europeus como Bayer Munique, Sampdoria e Sporting Lisboa.  Clécio também se orgulha do Bangu ser o primeiro clube profissional a escalar um negro em jogo oficial, o atleta Francisco Carregal jogou pela primeira vez em 1905.


O cenógrafo Clécio Regis fala aos convidados

Torcedores e moradores apaixonados pelo bairro estavam presentes ao evento que também inaugurou uma exposição dentro do Bangu Shopping que conta esta história em detalhes. A exposição é gratuita e ficará até o dia 15 de julho. Também marcaram presenças ex-jogadores do Bangu, como Ubirajara, Enio, Ananias, Luis Alberto, Artuzinho, Marinho, entre outros.


O Conselho Diretor da ACERB marcou presença com o diretor Claudio Dionysio, presidente executivo Wagner Ferreira e presidente de honra, vereador Marcelino D"Almeida

O presidente da Associação Comercial e Empresarial da Região de Bangu (ACERB), Wagner Ferreira, prestigiou o evento e comentou a importância do monumento para os moradores do bairro.

- Este monumento é um resgate da consciência do banguense de que aqui é o berço do futebol. É também importante para aumentar a autoestima dos moradores que estão vendo seu bairro sendo transformado em sinônimo de colônia penal – Fala Wagner Ferreira.


Alguns dos ex-jogadores do Bangu Atlético Clube


Equipe do Museu de Bangu: Benevenuto Rovere, Murilo Guimarães e Clecio Regis


 
Usuário:
Senha:


 
Av. Santa Cruz, 4425 - Salas 201 | 202 | 203 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (21) 3331-2127
Programação e webdesign: Perfil Solução
A marca propmeio não existe nesse contexto.