HOME
Busca:
 
AGENDA
LOCALIZAÇÃO
INSTALAÇÕES
ASSOCIADOS
ASSOCIE-SE
BANCO DE CURRÍCULOS
EVENTOS
CONTATOS
AGENDA CULTURAL
ANUNCIE AQUI








VOLTAR

Empreendedorismo - 07/01/2014

Os cem anos do Fordismo


Por Motta Araújo

Hoje fazem 100 anos do anúncio em que Henry Ford revolucionou as relações industriais nos EUA, oferecendo aos seus operários um plano de participação nos lucros, 5 dólares por dia de salário, muito superior aos que se pagava na época e 8 horas de trabalho, na época os operários trabalhavam até 12 giras por dia, não havia hora extra.

O plano foi considerado "socialista" pela direita e "mercenário" pela esquerda porque considerava que seu real objetivo era evitar a sindicalização dos empregados da empresa, Henry Ford não aceita a intromissão de sindicatos nas fábricas.

O plano era bem mais complexo, envolvia métodos de produção, exigência de vida regrada aos empregados que aderissem ao plano, os benefícios eram inéditos na época, incluíam também possibilidade do operário comprar seu carro da própria Ford descontando do salário, na época trabalhadores não tinham dinheiro para ter carro próprio.

Henry Ford sempre foi um industrial atípico, revolucionário. Detestava bancos, se auto financiava, tinha ideias puritanas na vida pessoal e inovadoras sempre nos negócios. Seu horror aos bancos o levou ao anti-semitismo, publicou um célebre livro depois banido O JUDEU INTERNACIONAL e editou um jornal DEARBORN INDEPENDENT, foi condecorado por Hitler, que lhe enviou uma foto com elogiosa dedicatória,  suas ideias avançadas se projetaram na Ford Foundation, propagadora de ideias liberais fora do espectro político do "establishment" industrial dominante nos EUA.

Seu império industrial é dos mais antigos dos EUA e ainda é dirigido pela família, embora de capital aberto.

No Brasil é uma das mais antigas empresas americanas, está no país há mais de cem anos, Ford também investiu bom dinheiro nas plantações de borracha na Amazônia, que fracassaram.

Um dos maiores empreendedores de todos os tempos, polêmico e contraditório, revolucionou a indústria do Século XX.

Fonte: Jornal GGN


 
Usuário:
Senha:


 
Av. Santa Cruz, 4425 - Salas 201 | 202 | 203 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (21) 3331-2127
Programação e webdesign: Perfil Solução
A marca propmeio não existe nesse contexto.