HOME
Busca:
 
AGENDA
LOCALIZAÇÃO
INSTALAÇÕES
ASSOCIADOS
ASSOCIE-SE
BANCO DE CURRÍCULOS
EVENTOS
CONTATOS
AGENDA CULTURAL
ANUNCIE AQUI








VOLTAR

Empreendedorismo - 07/03/2013

O que verificar antes de transformar sua empresa em franquia


Chega uma fase do negócio que transformar sua empresa em franquia pode ser um passo decisivo para a continuidade e expansão do negócio. Mas antes de saber como criar uma franquia da sua empresa é necessário analisar se o seu negócio está maduro o suficiente para estreiar no mundo do franchisisng. Muitos empreendedores, entusiasmados com os resultados da empresa partem para a etapa de abertura de uma franquia sem o devido planejamento e ai descobrem que ser um franqueador não é tão simples assim.

Antes de abraçar essa cruzada de transformar sua empresa em franquia, é necessário verificar aslgumas condições básicas para que o negócio tenha sucesso. tecnicamente, qualquer negócio poderia ser transformado em uma franquia, mas a experiência nos mostra que alguns segmentos tem um potencial maior para o sucesso no franchising. Portanto, antes de pensar em transformar a empresa em uma franquia, faça uma análise dos seguintes pontos:
 
Seu produto ou serviço tem um diferencial para ser transformado em franquia?

 
A essência do sistema de franquias é o diferencial do produto ou serviço que se entrega ao consumidor final. Sua empresa possui um método ou produto realmente tão diferenciado assim que justifique a criação de uma franquia? O que você oferece se destaca tanto assim em relação as outras opções do mercado, seja pela competência ou exclusividade? Se essa condição básica nãop existir, dificilmente valerá a pela transformar a empresa em franquia.
 
Sua marca e métodos são registrados?
 
Se a sua rede de franquias se baseará na marca ou num método que seja registrável, ou até mesmo uma patente de invenção, deve-se ter tudo isso registrado antes de se pensar em transformas a empresa em franquia. É necessário ter estes registros para garantir aos seus futuros parceiros que eles estarão protegidos de concorrência desleal em virtude da cópia da marca, método e até mesmo do indeferimento do registro de patente.
 
Formatação do negócio para se transformar em uma franquia
 
Para transformar sua empresa em uma franquia é necessário que o seu modelo de negócio esteja devidamente formatado. Afinal de contas, a aquisição de uma franquia nada mais é do que a compra de um modelo de negócio já devidamente estruturado. Essa formatação não costuma ser tão fácil assim e geralmente requer a contratação de profissionais no ramo. É preciso estudar detalhes como os impactos dos tributos, a estrutura do quadro funcional, a logística do negócio, definir as taxas de franquia e manualização do processo. São tarefas que apenas um profissional do ramo pode executar com a competência necessária para o sucesso do negócio.
 
Partindo para transformação da empresa em franquia
 
Esses são apenas alguns pontos a serem analisados antes de pensar em transformar sua empresa em franquia. Existem outros que surgirão logo após essa abordagem inicial, que pretendemos abordar nos próximos artigos dessa série (assine nosso boletim para acompanhar). Somente no caso de você estar tranquialo em relação a estes itens mencionados anteriormente, deve-se avançar no processo de transformação da empresa em uma franquia.

Fonte: Empreendedor Online


 
Usuário:
Senha:


 
Av. Santa Cruz, 4425 - Salas 201 | 202 | 203 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (21) 3331-2127
Programação e webdesign: Perfil Solução
A marca propmeio não existe nesse contexto.