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Empreendedorismo - 06/03/2013

Como alavancar seu caminho para o topo‏


Seu tempo é o seu bem mais valioso. Se você perder dinheiro, pode gastar o tempo para obtê-lo de volta, mas se você perder tempo, nenhuma quantia de dinheiro pode obtê-lo de volta. As pessoas de sucesso reconhecem isso e gastam dinheiro para economizar seu tempo, eles investem nos serviços de limpeza domésticos e jardineiros, entregas de compras online, dispositivos de poupança de trabalho, etc., porque eles entendem que o tempo que economizam vale mais para eles do que o custo real de comprar estes serviços.

Executivos bem sucedidos fazem o mesmo, eles investem em pessoas, sistemas informatizados e outros tipos de tecnologia que irão poupar-lhes tempo. Então, minha pergunta para você é: Você está investindo em recursos que economizam o seu precioso tempo? Basta pensar que uma hora do seu tempo vale a pena, então pense em como gasta seu tempo em seu negócio. Se você valorar seu tempo, digamos, R$ 50 por hora e está gastando 5 horas por semana fazendo tarefas administrativas ou contábeis, não valeria a pena contratar um assistente a tempo parcial para assumir estas funções de administração por R$ 10 por hora, ou terceirizar a contabilidade por R$15 por hora? Você então estará comprando-se mais tempo para fazer mais das coisas importantes na sua empresa que irão fazer o maior impacto sobre seu resultado final. O dinheiro que gastar poderá ser visto como um investimento no seu negócio.

Levando isso para um próximo passo lógico, como seria para você deixar de ir ao seu negócio por 3 dias na semana, ou até mesmo ficar fora de toda correria do dia-a-dia e gastar seu tempo fazendo outra coisa? Poderia estar viajando, curtindo hobbies, passar tempo com sua família, ou mesmo, construindo um outro negócio bem sucedido.

O melhor uso do seu tempo, como proprietário de uma empresa não é sendo o solucionador de problemas, sendo o contato número um de seus clientes ou organizando a confusão que sua equipe fez, mas está em ver novas oportunidades de negócios, proporcionando liderança para sua equipe e traçando o futuro do negócio.

Você tem que lembrar que, se fizer algo uma vez sem escrevê-lo, estará destinado a repeti-lo para sempre, então a chave para alavancar a si mesmo para fora de seu negócio é ter sistemas escritos e processos que permitam que isso aconteça.

Pense em sistemas como forma de economizar seu próprio estresse, tempo, energia e dinheiro. Apesar de haver um investimento inicial de seu precioso tempo, em longo prazo, irá lhe render dividendos que lhe darão os seguintes benefícios:

 •Você pode melhorar constantemente os sistemas;
 •Outras pessoas podem ser treinadas e poderão, então, fazer o trabalho para você;
 •Clientes terão um serviço consistente;
 •Poderá haver potencial para replicar o negócio no futuro.

Se você precisar de mais uma prova de que os sistemas podem fazer dinheiro, basta olhar para restaurantes McDonalds. Estes são encontrados em todo o mundo e todos produzindo o mesmo produto de qualidade e serviço, contratando pessoal pouco qualificado e com lucros muito bons. Mesmo não esperando que o seu negócio seja tão sistematizada quanto eles, a maioria dos negócios com os quais me deparo podem sistematizar 80% do que fazem e treinar o elemento humano para cuidar de outros 20%.

O problema é que, para a maioria dos negócios estabelecidos a partir dos sistemas, escrever é uma tarefa difícil. Onde você começa e quem deve fazê-lo. Bem, como a maioria dos objetivos, a melhor coisa a fazer é dividi-lo em pedaços gerenciáveis e escolher as áreas que são mais utilizadas e que podem produzir os melhores benefícios. Eu normalmente vejo meus clientes começando com os processos de vendas e cobrança de dívidas. Em seguida, passam por cada fase do negócio, pouco a pouco, e, delegando, tanto quanto possível, para aqueles que estão atualmente realizando o trabalho. Eu tive um cliente que empregou três estudantes estagiários durante o verão para escreverem suas operações inteiras em manuais para ele como parte de sua formação universitária, um verdadeiro GANHA:GANHA.

A chave para fazer o trabalho de sistematização é ter certeza de que sua equipe está devidamente instruída e treinada para usar os sistemas e processos. Sua equipe é realmente o seu melhor trunfo, e, francamente, eles são a única maneira para que seu negócio realmente funcione sem você.

Alguns empresários me dizem que têm medo de que treinando sua equipe, eles possam sair e usar suas habilidades em outro lugar. E, então, eu respondo: se eles não forem treinados, eles podem ficar?!?!

Além do poder das pessoas, você deve estar olhando para utilização da tecnologia que está disponível para tornar seus sistemas mais eficientes, tais como Gestão de Relacionamento com o Cliente informatizado (CRM), controle de estoque, contabilidade, folha de pagamento, cotação, estimativas, etc.. Não se esqueça de que você está investindo no futuro e, por isso, sempre selecione um sistema que poderá crescer ou caso contrário, irá limitar o seu crescimento. 
 
Então, pare de pensar que você está preso em seu negócio, e comece a alavancar-se para o topo.

Fonte: Actioncoach


 
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