HOME
Busca:
 
AGENDA
LOCALIZAÇÃO
INSTALAÇÕES
ASSOCIADOS
ASSOCIE-SE
BANCO DE CURRÍCULOS
EVENTOS
CONTATOS
AGENDA CULTURAL
ANUNCIE AQUI








VOLTAR

Cultura - 12/11/2012

Universidade realiza exposição de arte em Realengo


Por Eder Cardozo


Estudantes da universidade tiveram a oportunidade de conhecer a feira. (Fotos: Eder Cardozo)

Aconteceu nesta quarta-feira, 08 de novembro, a Primeira Exposição Entrearte na Universidade Castelo Branco (UCB), em Realengo. O evento faz parte do projeto que tem parceria da instituição junto com a Associação Grupo de Artesões e Artistas Plásticos de Realengo e Adjacências (AGAAPRA), com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Realengo e Adjacências (ACIRA). Os artistas que semanalmente proporcionam uma feira na Praça de Realengo ficaram satisfeitos com a oportunidade de pode mostrar os serviços em outro local.

- Desde quando a feira começou este sempre foi o nosso sonho, trazer uma exposição aqui para dentro da Castelo Branco porque era muito difícil. É uma maravilha pode mostrar nosso trabalho aqui e está sendo ótimo – comemora Vitória Fonseca, presidente da AGAAPRA.

O grupo dos artesãos tem mais de cinco anos, mas a associação foi fundada há dois anos com o apoio da ACIRA que orientou os artistas a criarem a Feira de Artesanato da Praça de Realengo que acontece toda quarta-feira de 9h às 17h. A UCB teve conhecimento da feira e através do curso de Marketing e Gestão decidiu apoiar o grupo. Os professores e alunos elaboraram um projeto para capacitar e profissionalizar o artesanato local para exportação.

- Sempre tivemos a ideia de buscar o artesanato para exportação, achando que o mesmo tem um potencial grande no meio internacional. Entrei em contato com o grupo para desenvolver o projeto que já deu uma visibilidade maior aos artistas. O projeto neste inicio já surtiu resultado com a inclusão de novos artesãos que estão agregando valores com técnicas diferenciadas – revela o professor Tirlê Cruz.


Professora Carla Mota; Professor Tirlê; Pró-reitora Elizabeth Félix; Vitória Fonseca ,Presidente da AGAAPRA e Jessé Cardoso, Vice-Presidente da ACIRA.

Desenvolvimento
A primeira parte do projeto está sendo desenvolvida pelo curso de Gestão que tem a pretensão de capacitar os artesãos para exportar em função de incentivos para comercialização. Primeiro foi realizada uma pesquisa que confirmou a viabilidade técnica-econômica através de um estudo realizado pelos alunos, mas faltou o apoio comercial e mercadológico. E devido a esta necessidade o curso de Marketing entrou no projeto para oferecer está orientação.

- Estamos fazendo os levantamentos necessários, estudando o cenário e o contexto que eles estão inseridos para pensar as ações futuras. E com a análise destes estudos a gente vai pensar as ações com todo suporte para dar visibilidade e permitir a comercialização. E até o final do próximo semestre pretendemos criar o comércio eletrônico com uma marca definida para a associação colocar os produtos a venda em todos os canais – comenta a professora Carla Mota, coordenadora do curso de Marketing.


Os artistas da AGAAPRA junto com o professor Tirlê.

A pró-reitora, Elizabeth Félix, estava presente no evento e falou sobre a Primeira Exposição Entrearte na universidade.

- Esta exposição tem a oportunidade de toda a comunidade acadêmica conhecer o artesanato e relacionar este tipo de trabalho com os alunos e professores da nossa Escola de Gestão e Tecnologia. A finalidade hoje é expor os produtos que estas artesãs estão desenvolvendo e tornar este trabalho cada vez mais divulgado com o vulto que ele tem que ter – fala Félix.


 
Usuário:
Senha:


 
Av. Santa Cruz, 4425 - Salas 201 | 202 | 203 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (21) 3331-2127
Programação e webdesign: Perfil Solução
A marca propmeio não existe nesse contexto.