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Empresas e Negcios - 05/09/2012

5 dicas para organizar melhor o ponto de venda


Tornar o ponto de venda mais atraente um dos desafios para quem quer trazer mais clientes para sua loja e aumentar o faturamento. Para garantir uma boa exposio dos seus produtos, as scias da Sukla Chocolates, empresa finalista do Extreme Makeover 2012, vo pessoalmente s lojas e organizam os produtos nas prateleiras. Procuro agrupar os produtos por tipo, cor e volume, diz Lgia Gennari. Para dar ainda mais visibilidade aos seus produtos, elas esto confeccionando um display para as trufas, que hoje ficam armazenadas em potes improvisados.

Confira, a seguir, cinco dicas do Sebrae para organizar melhor o ponto de venda e torn-lo mais eficaz e chamativo:

1. Personalize a fachada e a vitrine
A fachada deve ser a mais adequada possvel ao pblico que a loja pretende atrair e aos produtos e servios que ela tem a oferecer. A vitrine externa transmite a personalidade da loja e deve traduzir o que o cliente encontra no interior dela. A porta de entrada deve facilitar ao mximo o acesso. Se tiver de permanecer fechada, melhor que seja de vidro, para que o cliente possa visualizar o interior da loja. A porta mais indicada a dupla, com uma folha abrindo para dentro e outra para fora, com os avisos empurrar/puxar bem visveis. Lojas destinadas a mulheres devem prever a entrada e a circulao de carrinhos de beb.

2. Capriche nas prateleiras
As prateleiras so o prolongamento da vitrine e devem proporcionar ao cliente um contato mais prximo e estimular seu interesse nos produtos. A forma como os produtos so apresentados influi na deciso de compra. Para tirar melhor proveito do espao, recomenda-se colocar mais itens nas prateleiras, em vez de exibir grandes quantidades de um mesmo produto. O ideal aproximar produtos afins, como meias e sapatos, salgadinhos e bebidas, e usar as reas perto do caixa para expor pequenos produtos de convenincia ou comprados por impulso. O mostrador um excelente recurso para exibir mercadorias frgeis ou de valor, que precisam ser guardadas de forma segura.

3. Aproveite bem o espao
Um dos elementos que definem a circulao, o balco deve ser planejado para que no se torne um obstculo entre o cliente e a mercadoria. O caixa deve ser discreto, para no desviar a ateno do cliente da rea de vendas, porm visvel. Os mveis no devem ocupar mais de 40% da loja. Se a rea for muito pequena, podem ser usados recursos de iluminao, pintura e espelhos para aumentar a sensao de espao. Uma boa circulao requer corredores amplos e planejados como vias de mo dupla, que propiciem a viso plena dos produtos.

4. Organize o fluxo
O percurso do cliente na loja pode ser previamente delineado para que no haja conflitos entre a movimentao deles e dos funcionrios. O consumidor tende a se deslocar para a direita, no sentido horrio. Assim, preciso dispor os produtos em uma sequncia bem programada, que garanta a circulao por todo o espao. Para evitar que o fundo da loja se torne uma zona morta, por exemplo, pode-se utilizar essa regio para expor produtos em oferta ou montar uma mesa de degustao. A boa sinalizao contribui para orientar a circulao. Ela pode ser feita com cartazes e setas. Para que o cliente as enxergue de qualquer ponto, o ideal que prateleiras e gndolas posicionadas na rea central no ultrapassem 1,50 m. O uso de materiais e cores diferentes e de iluminao constituem outras formas de sinalizao.

5. Planeje o estoque
A rea destinada ao estoque deve ser planejada de acordo com as necessidades do negcio. Ele deve estar em local acessvel para abastecer a rea de vendas, mas sem subtrair parte de seu espao.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negcios


 
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