HOME
Busca:
 
AGENDA
LOCALIZAÇÃO
INSTALAÇÕES
ASSOCIADOS
ASSOCIE-SE
BANCO DE CURRÍCULOS
EVENTOS
CONTATOS
AGENDA CULTURAL
ANUNCIE AQUI








VOLTAR

Opinião - 24/01/2012

Confira seis dicas de etiqueta que todo pequeno empresário deve seguir


No mundo dos negócios não basta ter um bom produto ou serviço, é preciso passar ao cliente confiança e segurança

1ª dica: sua empresa deve estar em ordem
Se você vai receber um cliente em sua sede, a principal recomendações dos especialistas é manter o ambiente limpo e organizado, caso contrário, a impressão negativa pode comprometer qualquer negociação.

2ª dica: saiba quem é o seu cliente
É muito importante o pequeno empresário identificar o perfil do seu cliente. E mais: é fundamental o empreendedor adaptar-se a esse estilo. Dessa forma, descubra se o cliente é formal ou informal nas relações, ou se ele gosta das informações passadas de maneira mais prática ou detalhada.

3ª dica: cuidado com as roupas
A vestimenta é muito importante e pode variar conforme o local do encontro. Para os homens, pode ser necessário usar terno e gravata em determinadas ocasiões. Para não errar, recomendam os consultores do Sebrae-SP, o chamado "esporte fino" é uma boa opção - calça e camisa social e até um jeans com blazer são sempre aceitáveis.

4ª dica: passe segurança
Não adianta nada acertar o perfil do cliente ou a roupa que você está vestindo se você não passa segurança ao cliente. Esteja seguro do que você pretende oferecer. Mais do que isso: titubear no momento de apresentar um produto ou serviço - ou metas aos seus funcionários - pode gerar problemas e desconfianças.

5ª dica: seja discreto
Os especialistas Fábio Gerlach e Gustavo Carrer são categóricos. Evite fofocas, falar mal de concorrentes. Não faça, ainda, comentários polêmicos ou cometa erros de português,

6ª dica: com sua equipe, seja direto
Uma boa reunião com seus colaboradores deve ter tópicos dos assuntos que serão discutidos, tempo estabelecido para início e fim do encontro e, principalmente, o monitoramento posterior do que foi planejado.

Fonte: Estadão


 
Usuário:
Senha:


 
Av. Santa Cruz, 4425 - Salas 201 | 202 | 203 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (21) 3331-2127
Programação e webdesign: Perfil Solução
A marca propmeio não existe nesse contexto.