HOME
Busca:
 
AGENDA
LOCALIZAÇÃO
INSTALAÇÕES
ASSOCIADOS
ASSOCIE-SE
BANCO DE CURRÍCULOS
EVENTOS
CONTATOS
AGENDA CULTURAL
ANUNCIE AQUI








VOLTAR

Empresas e Negcios - 24/01/2012

Como e por que saber o valor da sua empresa

Para especialistas, saber quanto vale o negcio pode ajudar a traar estratgias. Uma consultoria especializada custa a partir de R$ 2,5 mil

Ao decidir vender uma empresa, independente dos motivos que levaram a isso, o empreendedor, especialmente o de primeira viagem, pode se ver perdido. Como avaliar o valor do negcio? O que deve ser considerado? essencial contar com a ajuda de profissionais especializados?

Segundo o master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil (consultoria especializada em intermediao de compra e venda de empreendimentos), Batista Gigliotti, no h momento certo ou errado para se vender uma empresa. Entre os principais motivos alegados por quem decide passar seu negcio para frente esto aposentadoria, cansao, mudana de cidade, doena, dificuldades tecnolgicas, brigas com scios ou separaes. O momento certo seria quando o dono no se sente mais capaz, no s do ponto de vista financeiro, mas sem disposio fsica e mental, avalia o consultor.

Calcular devidamente o valor da empresa, no entanto, vai alm da venda. Para o consultor, precificar o negcio pode ajudar a traar planos estratgicos para aumentar o patrimnio. Quando se faz essa avaliao, identifica-se onde esto os pontos a investir e se dedicar e, assim, chegar ao valor que lhe convenha, afirma Gigliotti.

De acordo com o livro Valuation, metodologias e tcnicas para anlise de investimentos do valor financeiro de empresas, do ps-doutor em Administrao de Finanas pela Universidade de So Paulo (USP) Jos Odlio dos Santos, publicado pela editora Saraiva, o cenrio brasileiro torna evidente a importncia do assunto.

Isso porque h uma concorrncia agressiva, elevada carga tributria, alm de dependncia constante de fatores adversos como aumento das taxas de inflao, juros e cmbio. Como resultado da conjugao desses eventos, muitas empresas deixaram de existir ou foram adquiridas por investidores/concorrentes por valores no compatveis com seus reais potenciais de gerao de receita", diz a publicao.

Revista: Exame


 
Usuário:
Senha:


 
Av. Santa Cruz, 4425 - Salas 201 | 202 | 203 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (21) 3331-2127
Programação e webdesign: Perfil Solução
A marca propmeio não existe nesse contexto.