HOME
Busca:
 
AGENDA
LOCALIZAÇÃO
INSTALAÇÕES
ASSOCIADOS
ASSOCIE-SE
BANCO DE CURRÍCULOS
EVENTOS
CONTATOS
AGENDA CULTURAL
ANUNCIE AQUI








VOLTAR

Empresas e Negócios - 24/01/2012

Como e por que saber o valor da sua empresa

Para especialistas, saber quanto vale o negócio pode ajudar a traçar estratégias. Uma consultoria especializada custa a partir de R$ 2,5 mil

Ao decidir vender uma empresa, independente dos motivos que levaram a isso, o empreendedor, especialmente o de primeira viagem, pode se ver perdido. Como avaliar o valor do negócio? O que deve ser considerado? É essencial contar com a ajuda de profissionais especializados?

Segundo o master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil (consultoria especializada em intermediação de compra e venda de empreendimentos), Batista Gigliotti, não há momento certo ou errado para se vender uma empresa. Entre os principais motivos alegados por quem decide passar seu negócio para frente estão aposentadoria, cansaço, mudança de cidade, doença, dificuldades tecnológicas, brigas com sócios ou separações. “O momento certo seria quando o dono não se sente mais capaz, não só do ponto de vista financeiro, mas sem disposição física e mental”, avalia o consultor.

Calcular devidamente o valor da empresa, no entanto, vai além da venda. Para o consultor, precificar o negócio pode ajudar a traçar planos estratégicos para aumentar o patrimônio. “Quando se faz essa avaliação, identifica-se onde estão os pontos a investir e se dedicar e, assim, chegar ao valor que lhe convenha”, afirma Gigliotti.

De acordo com o livro “Valuation, metodologias e técnicas para análise de investimentos do valor financeiro de empresas”, do pós-doutor em Administração de Finanças pela Universidade de São Paulo (USP) José Odálio dos Santos, publicado pela editora Saraiva, o cenário brasileiro torna evidente a importância do assunto.

Isso porque há uma concorrência agressiva, elevada carga tributária, além de dependência constante de fatores adversos como aumento das taxas de inflação, juros e câmbio. “Como resultado da conjugação desses eventos, muitas empresas deixaram de existir ou foram adquiridas por investidores/concorrentes por valores não compatíveis com seus reais potenciais de geração de receita", diz a publicação.

Revista: Exame


 
Usuário:
Senha:


 
Av. Santa Cruz, 4425 - Salas 201 | 202 | 203 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (21) 3331-2127
Programação e webdesign: Perfil Solução
A marca propmeio não existe nesse contexto.