HOME
Busca:
 
AGENDA
LOCALIZAÇÃO
INSTALAÇÕES
ASSOCIADOS
ASSOCIE-SE
BANCO DE CURRÍCULOS
EVENTOS
CONTATOS
AGENDA CULTURAL
ANUNCIE AQUI








VOLTAR

Economia - 18/01/2012

Celular com Internet desbanca o chope no cálculo da inflação brasileira

IBGE adaptou o sistema ao novo estilo de vida do brasileiro, que inclui cada vez mais o uso do telefone com acesso à Web; mudança reduz projeção.

Sai o chope, entra o celular com acesso à Internet. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que, a partir deste ano, itens como chope,  bacalhau ou a máquina de costura não pesam mais na inflação, segundo informações publicadas pela Agência Brasil.

O órgão do governo responsável pelo cálculo retirou cerca de 50 itens, e acrescentou 32, entre eles o celular com acesso à Internet e a TV por assinatura. As mudanças no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo ), que é divulgado mensalmente pelo IBGE e serve como referência para as metas de inflação estipuladas pelo governo, foram promovidas para adequar o cálculo aos hábitos de consumo dos brasileiros. Segundo os responsáveis, os novos itens têm um maior impacto na vida do brasileiro.

Com o anúncio, feito na semana passada, antes mesmo que o IPCA passasse a ser calculado pela nova fórmula, instituições financeiras reduziram as projeções da inflação para 2012, como o Banco Itaú, que reajustou a previsão de 5,75% para 5,25%, e a consultoria Sul América Investimentos, que cortou de 5,3% para 5%.

Para 2012, a meta do governo é que o índice fique abaixo de 5%, menor que o de 2011. No ano passado, o IPCA ficou em 6,5%, o mais alto desde 2004 e acima da meta estabelecida de 4,5%, atingindo o “teto” do cálculo, que permite dois pontos percentuais.

Entenda o que é o IPCA
O IPCA é medido mensalmente pelo IBGE e foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.

Como é calculado o IPCA?
O período de coleta do IPCA vai do dia 1º ao dia 30 ou 31, dependendo do mês. A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios (para verificar valores de aluguel) e concessionárias de serviços públicos. Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento à vista.

São considerados nove grupos de produtos e serviços: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuário. Eles são subdivididos em outros itens. Ao todo, são consideradas as variações de preços de 465 subitens.

O IPCA mede a inflação para que parcela da população?
O indicador reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além do Distrito Federal e do município de Goiânia.

Para que é usado o IPCA?
É utilizado pelo Banco Central como medidor oficial da inflação do país. O governo usa o IPCA como referência para verificar se a meta estabelecida para a inflação está sendo cumprida.

Fonte: Site UOL e IBGE


 
Usuário:
Senha:


 
Av. Santa Cruz, 4425 - Salas 201 | 202 | 203 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (21) 3331-2127
Programação e webdesign: Perfil Solução
A marca propmeio não existe nesse contexto.