HOME
Busca:
 
AGENDA
LOCALIZAÇÃO
INSTALAÇÕES
ASSOCIADOS
ASSOCIE-SE
BANCO DE CURRÍCULOS
EVENTOS
CONTATOS
AGENDA CULTURAL
ANUNCIE AQUI








VOLTAR

Opinio - 30/12/2010

Como fazer um planejamento para 2011

Voc sabe que tem um exerccio de planejamento benfeito se todos que trabalham contigo sabem quais so os principais objetivos da empresa para aquele ano

Por Daniel Heise,empreendedor em srie e scio-fundador do Grupo Direct
 
Planejar essencial, mas o plano em si muitas vezes acaba sendo irrelevante. Explico. Os cenrios mudam constantemente e o mercado que imaginamos em dezembro dificilmente o mesmo em maro, quem dir um ano inteiro depois.
 
Mesmo tendo a conscincia de que a realidade muda mais rpido do que podemos prever, o exerccio de planejar fundamental para o sucesso do negcio. O planejar tira as coisas da cabea do dono e bota-as no papel ou na parede para que todos possam ver, inclusive ele mesmo. Se deixamos tudo dentro da nossa cabea, achando que os outros esto pensando a mesma coisa, estamos fadados a desentendimentos e problemas. O planejar acaba sendo uma ferramenta essencial para o trabalho em equipe.
 
Voc sabe que tem um exerccio de planejamento benfeito se todos que trabalham contigo sabem quais so os principais objetivos da empresa para aquele ano, por que esses objetivos foram escolhidos e quais sero os impactos se eles forem ou no atingidos. Alm disso, a empresa se mantm adaptvel ao longo do ano para as mudanas que inevitavelmente acontecero.
 
No acredito muito em ferramentas prontas, o importante a interao entre as pessoas, a descrio dos cenrios, dos objetivos e dos projetos que sero buscados ao longo do ano.
 
Outro exerccio que fazemos e eu recomendo fortemente a criao dos "E se?". Sem julgamentos, restries ou gozaes, os membros da equipe criam cenrios totalmente fora do padro. Exemplo: "E se surgir um novo tecido com propriedades nunca imaginadas (como um material autolimpante) e a demanda por isso explodir?" Ou ainda: "E se o dlar cair para R$1,20 e os tecidos importados ficarem 30% mais baratos?"
 
A maioria dessas viagens acaba no servindo para muita coisa, mas uma vez ou outra uma ideia aparentemente absurda ou tola, surgida num exerccio desses, acaba mudando o rumo de uma empresa e a vida de milhes de pessoas.
 
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negcios


 
Usuário:
Senha:


 
Av. Santa Cruz, 4425 - Salas 201 | 202 | 203 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (21) 3331-2127
Programação e webdesign: Perfil Solução
A marca propmeio não existe nesse contexto.