HOME
Busca:
 
AGENDA
LOCALIZAÇÃO
INSTALAÇÕES
ASSOCIADOS
ASSOCIE-SE
BANCO DE CURRÍCULOS
EVENTOS
CONTATOS
AGENDA CULTURAL
ANUNCIE AQUI








VOLTAR

- 16/8/2010

Projeto Empreender


O Empreender é um programa que tem o objetivo de elevar a competitividade e diminuir a mortalidade das micro e pequenas empresas e também procura incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais. O programa tem como meta a sobrevivência das empresas, principalmente as de pequeno porte, em um mundo globalizado, onde maiores exigências são criadas a cada dia, é um fator de preocupação para o governo e para entidades financeiras e de apoio empresarial no Brasil, que entre outros fatores, precisam buscar alternativas efetivas para os empreendedores e profissionais que trabalham com esse setor da sociedade. Essa busca de alternativas se torna ainda mais necessária quando se leva em conta pesquisa realizada, em 2004, pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que mostra que um grande número de empresas, a maioria de pequeno porte, acabam por finalizar suas operações nos primeiros anos de existência.

Conforme apontam os dados do SEBRAE, a taxa de mortalidade empresarial no Brasil, apurada entre as empresas constituídas e registradas nas juntas comerciais dos estados brasileiros nos anos de 2000, 2001 e 2002, mostra o preocupante dado de que 49,4% das empresas encerraram as atividades com até 02 (dois) anos de existência, 56,4% com até 03 (três) anos e 59,9% não sobrevivem além dos 04 (quatro) anos. De iniciativa da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil), em parceria com o SEBRAE, o programa está presente em todas as unidades federativas e visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais.

Os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas Associações Comerciais. Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas. O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima”, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos.

A ACERB em parceria com a FACERJ (Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Rio de Janeiro) e o SEBRAE/RJ criou três núcleos setoriais, o NEPCON (Núcleo de Contabilistas), o NURA (Núcleo Automotivo) e o núcleo de alimentos. Os grupos se reúnem semanalmente na associação que disponibiliza o espaço para reuniões com tempestade de idéias orientada pelo consultor Leandro Rosadas. A associação tem o objetivo de unir outros tipos de empreendedores do mesmo segmento para criar diferentes Núcleos Setoriais para fortalecer o desenvolvimento da região.

Clique e conheça os núcleos setoriais na Acerb.

NEPCON                        NURA     

Eventos realizados pelo Projeto Empreender:


Acerb e Projeto Empreender realizam palestra de orientação para aumentar as vendas
           


 
Usuário:
Senha:


 
Av. Santa Cruz, 4425 - Salas 201 | 202 | 203 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (21) 3331-2127
Programação e webdesign: Perfil Solução