HOME
Busca:
 
AGENDA
LOCALIZAÇÃO
INSTALAÇÕES
ASSOCIADOS
ASSOCIE-SE
BANCO DE CURRÍCULOS
EVENTOS
CONTATOS
AGENDA CULTURAL
ANUNCIE AQUI








VOLTAR

Opinio - 03/12/2014

Livro: O que faz um empreendedor bem sucedido?

Como Jorge Paulo Lemann e seus scios transformaram empresas de pssimos resultados, em negcios extremamente lucrativos e revolucionaram o capitalismo brasileiro


O livro Sonho Grande (Foto: Divulgao)

O livro Sonho Grande, escrito pela jornalista e palestrante Cristiane Correa, especializada nas reas de negcios e gesto, foi lanado em 2013 e narra a jornada de sucesso de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos da Ab Inbev, Burg King, Heinz e Lojas Americanas. Mas afinal, o que faz um empreendedor bem sucedido?

Jorge Paulo nasceu no Rio de Janeiro e teve desde criana uma vida financeira confortvel, estudou nos melhores colgios, inclusive quando foi para os Estados Unidos cursar economia na Universidade de Harvard, onde conclui seu curso em trs anos.

Mesmo apesar das regalias, logo no incio da carreira profissional, Lemann aprendeu duas grandes lies. A primeira delas que: to importante cuidar das receitas quanto das despesas, uma mxima que nas dcadas seguintes ele e seus futuros scios transformaram em obsesso.

A segunda que preciso ter gente boa e bem remunerada em todas as reas de um empreendimento, inclusive em departamentos que no sejam to charmosos ou lucrativos. Em parceira com alguns empresrios, os scios compraram a corretora Garantia. No incio, essa passou por muitas dificuldades devido a mudanas no cenrio econmico do pas, todavia logo se firmou na nova gesto.

Inspirado no banco de investimentos americano Goldman Saches, que se tornou o mais fluente e poderoso do mundo, Paulo comeou a implantar na corretora o modelo de gesto que tinha como marca principal a meritocracia. A palavra vem do latim merio, que significa obter, merecer e pode ser definida como forma de atuao baseada no mrito, no qual as posies na organizao e outras recompensas so conquistadas pelos colaboradores que atingem os resultados esperados.

Na corretora havia um tipo especifico de profissional que ele estava buscando e que foi denominado de PSD: Poor, Smart, Deep Desire to get Rich (pobre, esperto, com grande desejo de enriquecer), os profissionais que estavam com ele eram pessoas boas e com grande desejo de se tornarem ricas, ele determinava metas duras para serem alcanadas e todos trabalhavam para bater as metas, os salrios eram abaixo da mdia de mercado, no entanto pagavam-se bnus que podiam chegar a quatro ou cinco salrios extras. Para Jorge Paulo o que importava, era que todos desde a base se sentissem donos daquele negcio e se dedicassem a ele como tal.

 O bordo Misso dada misso cumprida sempre fez sentido para os scios, pois em suas concepes, todos deveriam se dispor para servir a empresa em qualquer lugar, a qualquer hora e do modo que melhor contribussem para que os objetivos e metas organizacionais fossem cumpridos com xito.

Anualmente era feito um processo de renovao na equipe, dispensavam em torno de 10% dos funcionrios (os piores, os que no atingiam as metas) e contratavam novos funcionrios, em geral jovens com muito desejo de crescimento.

O trio de empresrios brasileiros formado por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira um grande exemplo de sociedade, pois enquanto muitas sociedades empresariais so rompidas, perceberam que juntos poderiam chegar muito mais longe do que se andassem separados, o que podemos associar ao conceito de sinergia, onde a soma das partes se mostra maior e mais eficiente que o todo.

Dentre os valores que os empresrios implantam em todas as suas empresas obtendo atravs deles a eficcia organizacional, est: O respeito, a responsabilidade, colocar a instituio como algo primordial, acreditar que o resultado consequncia do trabalho da equipe. Para eles, no se pode competir com o prprio scio, muito menos se importar com quem levar o crdito pelo sucesso da empresa. A simplicidade e o corte de custos desnecessrios esto entre os valores centrais, o que demonstra a grande preocupao com a sade financeira do negcio.

Diante dos fatos apresentados no livro, preciso admitir que juntos os empresrios conseguiram de maneira inteligente, gil e surpreendente tirar o mximo proveito das oportunidades que surgiram em suas vidas. Transformaram empresas de pssimos resultados, em negcios extremamente lucrativos, como foi o caso da Brahma e a Lojas americanas, revolucionando assim, o capitalismo brasileiro.

Fonte: ADMINISTRADORES.COM


 
Usuário:
Senha:
 
Av. Santa Cruz, 4425 - Salas 201 | 202 | 203 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ. Tel.: (21) 3331-2127
Programação e webdesign: Perfil Solução
A marca propmeio não existe nesse contexto.