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Empreendedorismo - 28/07/2014

Saiba como os empreendedores de sucesso enfrentam o estresse

Conhea nove tcnicas para lidar com os problemas cotidianos do ambiente de trabalho

Ningum duvida que o trabalho gera um estresse agudo em empreendedores e profissionais. Em seu blog no site da Harvard Business Review, a psicloga Heidi Grant Halvorson, do Centro de Cincia da Motivao da Columbia University Business School, apresenta nove dicas cientificamente comprovadas para lidar com o estresse. Ela lembra que a diferena entre os bem-sucedidos e os demais no que eles no sentem estresse, mas que eles sabem lidar com isso. As nove tticas so:

1.Tenha autocompaixo. Isso significa ter disposio para encarar seus erros ou falhas com simpatia e compreenso sem severidade e sem ficar na defensiva. Segundo Heidi, estudos mostram que a autocompaixo torna as pessoas mais felizes e otimistas, menos ansiosas e deprimidas e mais bem-sucedidas. A ideia de que ser exigente consigo mesmo nos leva a ter melhor desempenho 100% errada.

2.Tenha em mente o quadro geral. Estar consciente dos grandes objetivos pode ser muito motivador diante dos desafios, porque voc vincula uma pequena ao a um propsito. Atividades que podem parecer mecnicas ou sem importncia ganham outro significado sob essa perspectiva.

3. Adote rotinas. Heidi diz que, ao enumerarem as causas de estresse, as pessoas raramente mencionam a presso para tomar decises, embora esta seja uma das atividades mais exaustivas do dia a dia. A soluo reduzir o nmero de decises usando rotinas. Se h algo que voc precisa fazer todo dia, faa todo dia do mesmo jeito. Um adepto dessa estratgia o presidente Barack Obama por isso que ele usa apenas ternos cinza ou azuis.

4. Tire cinco ou dez minutos para fazer coisas que considere interessantes. Pesquisas recentes mostram que assuntos que despertam seu interesse no s mantm voc atento, apesar de todo cansao, mas tambm recarregam suas energias. Mas mantenha em mente que interessante no o mesmo que agradvel, divertido ou relaxante (embora tambm possa ser). Parar para comer um lanche no pode ser considerado interessante. Alm disso, interessante no significa sem esforo. Portanto, no se deve confundir fazer algo interessante com dar uma relaxada.

5. Acrescente quando e onde sua lista de coisas a fazer. Em vez de manter uma lista com vrios itens e passar dias sem conseguir ticar nenhum, incluir o quando e o onde dobra ou triplica as chances de que sejam realizados, segundo quase 200 estudos. Programe, por exemplo, o horrio do dia que vai dedicar a responder emails ou telefonemas.

6. Condicione suas reaes. A ideia deslocar o foco das causas do estresse para o prprio estresse. Antecipe-se s situaes e faa uma lista mental com frases do tipo se eu vir um monte de emails na minha caixa, continuarei calmo e relaxado ou quando o prazo estiver se aproximando, vou manter a cabea fria.

7. Avalie seu trabalho em termos de progresso, no de perfeio. Heidi diz que a diferena entre as duas coisas a mesma entre querer mostrar que voc bom e querer ser melhor. Uma das grandes causas do estresse comparar-se com outras pessoas ou mesmo consigo mesmo e no conseguir se equiparar. Todos sabem que se preocupar demais com o prprio desempenho aumenta a chance de erro.

8. No se esquea do que j realizou. Perceber at que ponto voc j progrediu numa determinada tarefa estimula as emoes, a motivao e a percepo durante um dia de trabalho. Os estudiosos chamam isso de pequenas vitrias que nos fazem ir em frente.

9. Descubra se o que funciona para voc otimismo ou pessimismo defensivo. Algumas pessoas encontram dificuldade em se manter positivas quando tm muito a fazer, e tentar mudar essa disposio s vai acrescentar mais uma camada de estresse lista de afazeres. Descubra seu estilo motivacional note, por exemplo, se voc do tipo que trabalha para manter a mquina funcionando ou para obter uma promoo. Nenhum dos estilos errado. Apenas se conscientize da maneira como voc encara as coisas que precisa fazer e v em frente sem se culpar.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negcios


 
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